sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Atividades recreativas e de direitos marcam Dia da Pessoa com Deficiência

Nesta sexta-feira (20) pacientes e associados da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal terão um dia diferenciado, marcado por diversas ações de lazer e de direitos como: balcão Jurídico, Inclusão no mercado de Trabalho e aquisição do cartão especial da SMTT para uso em estacionamentos de Maceió. As atividades iniciam às 8h e se estendem por todo o dia. A ação faz partes da programação em homenagem ao 21 de setembro, dia nacional de luta das pessoas com deficiências.
Na programação uma oficina de pintura com tema: “Primavera da Inclusão” reunirá crianças e adolescentes de serviço neuropsoicomotor e auditivo da Adefal. Para coordenar as Atividades da oficina a Instituição conta com uma equipe multiprofissional que além de buscar a reabilitação física, mental e auditiva dos pacientes, também procuram, através de atividades como essas, a sua inclusão social.
Ao falar sobre a importância do evento o presidente da Adefal, Luiz Carlos Santana destacou que são através de ações como essas, principalmente de direitos, que o movimento da pessoa com deficiência no Estado vem ao longo dos anos se fortalecendo. “Muitos avanços já conseguimos, mas temos a certeza que tantos outros ainda precisam ser superados, principalmente no que se referem às questões de acessibilidade, hoje um dos maiores entraves para a garantia dos direitos da pessoa com deficiência”, ressaltou.
Segundo Luiz Carlos o número de pessoas com deficiência vem crescendo assustadoramente, e hoje em Alagoas, 26,5% da população apresentam algum tipo de deficiência. “Deixamos de ser uma minoria, todos os dias recebemos novos pacientes, isso decorrente de fatores como: acidentes de trânsito, violência urbana, acidentes de trabalho e a falta de ações básicas e preventivas de saúde”, explicou Luiz Carlos acrescentando a necessidade de ações imediatas para garantir a transformação do País em uma sociedade inclusiva em todas às áreas.
Fonte: Adefal

Nenhum comentário:

Postar um comentário